05/01/2021 16:06:54 - Atualizado em: 16/04/2021 14:44:30

DIETA LOW CARB - DICAS

Dieta Low Carb - “ Como fazer a Dieta Low Carb

A Dieta Low Carb é baseada em uma redução do consumo de carboidratos simples na alimentação, como arroz branco, macarrão e pão. Para compensar a redução no carboidrato, deve-se aumentar a ingestão de proteínas como carnes e ovos, e de gorduras boas, que estão presentes em alimentos como abacate, castanhas, azeite e peixes como sardinha e salmão.

Essa dieta é bastante eficiente para fazer emagrecer, porque o metabolismo passa a funcionar melhor com o aumento das proteínas e da gordura boa na alimentação, ajudando também a reduzir a inflamação do organismo e a combater a retenção de líquidos.

Como fazer a Dieta Low Carb:

Para fazer a dieta Low Carb, deve-se retirar especialmente carboidratos simples da alimentação, como açúcar, farinha branca, arroz branco, refrigerantes, doces e salgados. Além disso, em alguns casos também pode ser necessário restringir o consumo de carboidratos bons, como pão integral, aveia, batata doce e inhame.

A quantidade de carboidrato que deve ser eliminada da dieta varia de acordo com o metabolismo de cada um, e deve ser feita de forma progressiva, para que o organismo se habitue bem e não aparecem efeitos colaterais como dores de cabeça, tonturas e alterações no humor.

Os lanches devem incluir alimentos como ovos, queijos, castanhas, abacate e coco, podendo-se equilibrar com 1 fatia de pão integral ou 1 fruta, por exemplo. O almoço e o jantar devem ser ricos em salada, carne e azeite, podendo ter um pouco carboidratos como arroz ou macarrão integral, feijão, abóbora e batatas.

Os alimentos ricos em carboidratos, como pão, cereais, arroz e todas as massas, são uma importante forma de energia para o organismo, no entanto, quando consumidos em excesso, eles aumentam a quantidade de gordura corporal, pois o excesso de carboidratos é armazenado no organismo como forma de gordura.


 

Assim, é importante não exagerar na ingestão deste tipo de alimentos, sendo recomendado comer somente de 200 a 300 gramas de carboidratos por dia, o que facilmente é atingido ao comer arroz no almoço e no jantar, 1 um pão francês e biscoitos ao longo do dia.

Fazer uma dieta com baixo teor de carboidrato é uma excelente forma de emagrecer, sendo uma boa forma de aumentar a massa muscular. Confira o cardápio e saiba como fazer uma dieta Low Carb.

O que são carboidratos ?

Os carboidratos são moléculas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio, e também pode ser chamado de hidrato de carbono, glicídio ou açúcar. Sua principal função é fornecer energia rápida porque é facilmente digerido, aumentando a disposição logo após seu consumo, mas quando essa energia não é gasta, ela acaba sendo armazenada no corpo, em forma de gordura.

Todos os vegetais possuem carboidratos e o único alimento de origem animal que tem carboidratos é o mel, seu consumo recomendado na alimentação diária total não deve passar de 60%. No entanto, existem diferentes classificações, e por isso os alimentos ricos em carboidratos complexos são os mais indicados para quem precisa emagrecer.

Alimentos ricos em carboidratos simples :

Os alimentos ricos em carboidratos simples são considerados os alimentos mais doces e incluem açúcar refinado, pão francês, mel, geleia de frutas, melancia, uva passa, cereais, arroz branco, macarrão cozido sem molho, pipoca e refrigerante.

Este tipo de carboidrato não precisa de muito tempo para ser digerido pelo organismo e, por isso, é rapidamente absorvido, produzindo mais cedo uma sensação de fome.


 

Assim, são considerados alimentos com alto ou moderado índice glicêmico, porque o açúcar deles segue rapidamente para o sangue e, por isso, devem ser evitados pelos diabéticos e por quem tenta emagrecer.

Outros alimentos como o leite, iogurte, queijo, abóbora, beterraba, cenoura, maçã ou pera, por exemplo também têm carboidratos, mas em menor quantidade. Outro alimento rico em carboidrato é a farinha de mandioca, bastante utilizada para fazer a farofa. Quando consumida diariamente e em grande quantidade a farinha de mandioca engorda, principalmente quando se come a farofa do churrasco ou opta pela farofa industrializada. Para aproveitar o sabor da farinha de mandioca e ao mesmo tempo evitar o ganho de peso, deve comer apenas 1 colher de farinha de mandioca por dia, evitando consumir a farofa, que é uma preparação que tem mais calorias e gordura. Além disso, deve acompanhar a refeição com carnes e saladas, que são alimentos que são uma maior saciedade e ajudam a diminuir a carga glicêmica da refeição, contribuindo para evitar o ganho de peso. Outro cuidado é evitar o seu consumo juntamente com alimentos ricos em gordura, como linguiça e bacon, e outros tipos de carboidrato simples, como arroz branco, macarrão não integral, batata inglesa, sucos com açúcar ou de caixinha e molhos que levam farinha de trigo ou maisena na sua preparação.

Alimentos ricos em carboidratos complexos:

Os alimentos ricos em carboidratos complexos são alimentos menos doces, como o arroz e o macarrão integral, assim como cereais integrais, lentilhas, grão de bico, cenoura ou amendoim. Veja outros exemplos em: Alimentos com baixo índice glicêmico (abaixo)

Os alimentos com carboidratos complexos têm uma digestão mais lenta e, por isso, chegam até o sangue mais lentamente, promovendo saciedade por um período maior. Por isso, são também classificados como alimentos com curva glicêmica baixa ou moderada.

São alimentos ideais para os diabéticos e também durante o regime de emagrecimento. Eles são, em geral, mais ricos em vitaminas do complexo B, ferro, fibras e minerais.

Alimentos com Baixo índice Glicêmico:

Os alimentos com baixo índice glicêmico são aqueles que não elevam muito o açúcar no sangue e por isso são boas escolhas principalmente para quem deseja emagrecer e para os diabéticos, pois eles ajudam a manter a glicemia controlada.

Por não aumentarem muito o açúcar no sangue, esses alimentos ajudam na perda de peso, porque não estimulam a produção de gordura, além de se serem capazes de aumentar a sensação de saciedade e manter a fome longe por mais tempo.

O índice glicêmico existe apenas para alimentos que contenham carboidratos, e alguns exemplos de alimentos com baixo índice glicêmico são:

Leite, iogurtes e queijos;

Cereais integrais como farinha de trigo integral, aveia, farelo de aveia;

Leguminosas: feijão, soja, ervilha, grão de bico;

Pão integral, macarrão integral, milho;

Frutas e verduras em geral.

Todos estes alimentos têm um índice glicêmico menor do que 55 e por isso são considerados alimentos de baixo índice glicêmico. Quando o índice glicêmico varia entre 56 e 69, o alimento é classificado como tendo um índice glicêmico moderado e, acima de 70, um índice glicêmico elevado. VEJA TABELAS DE ÍNDICES GLICÊMICOS NA INTERNET.

Em geral, dietas Low Carb são compostas por alimentos com baixo índice glicêmico, pois além de reduzir o consumo de carboidratos, nesse tipo de dieta tem-se preferência pelo consumo de alimentos integrais, como feijão, arroz e macarrão integral. Além disso, consumir sempre alimentos fontes de proteína como iogurte, ovo e carnes em geral reduz a carga glicêmica da refeição, aumenta a saciedade e não estimula a produção de gordura no corpo, sendo uma boa estratégia para ajudar na perda de peso.

Quais são os carboidratos bons ?

Embora todas as fontes de carboidratos sejam boas, escolher os carboidratos saudáveis como os produtos industrializados integrais, além de frutas e legumes é uma melhor opção para quem quer emagrecer ou melhorar os resultados da academia. Assim, boas fontes de carboidratos, são:

Frutas ricas em carboidratos e fibras: ameixa, mamão, figo,

Alimentos integrais: arroz integral, arroz com grãos, macarrão integral, pão integral ou pão com sementes;

Vegetais: beterraba, couve, brócolis, couve-flor;

Grãos: feijão, lentilha, grão de bico;

Tubérculos: batata doce com casca, inhame

Já os alimentos ricos em açúcar, e consequentemente, carboidratos, como bolo simples feito com farinha branca, biscoitos, barrinhas de cereais, pipoca, doces e sobremesa, em geral, não devem ser consumidos por quem deseja emagrecer ou aumentar a massa muscular.

Como usar os carboidratos para ganhar massa muscular ?

Para ganhar massa muscular é importante comer carboidratos complexos ao longo do dia e antes do treino, porque fornecem energia adequada para o exercício, e até 1 hora depois do exercício é recomendado comer algum alimento rico em proteína, como um iogurte, para facilitar a hipertrofia muscular.

Alimentos permitidos : Os alimentos permitidos na dieta Low Carb são

Frutas, verduras e legumes; Carne, frango e peixes; Queijos; Ovos; Azeite, óleo de coco e manteiga; Nozes, amêndoas, avelãs, castanha-do-pará; Sementes em geral, como chia, linhaça, girassol e gergelim; Café e chás sem açúcar; Água, de 2 a 3 litros por dia.

Além de ser usada para emagrecer, esta dieta também é indicada para tratar problemas como colesterol alto, diabetes, triglicerídeos elevados e pressão alta.

Alimentos proibidos :

Nesta dieta é importante evitar todos os alimentos que possuam uma elevada quantidade de carboidratos. Dessa forma, uma boa opção é consultar o rótulo do alimento antes de consumir. No entanto, alguns exemplos dos tipos de alimentos que devem ser evitados são:

Açúcar: incluindo alimentos como refrigerantes, sucos de fruta, adoçantes, doces, sorvetes, bolos e biscoitos;

Cereais, como trigo, cevada ou centeio, e alimentos como o pão, biscoitos, salgados, torradas;

Gorduras trans: batata frita embalada, comida pronta congelada, margarinas;

Carnes processadas: presunto, peito de peru, salsicha, linguiça, salame, mortadela, bacon;

Outros: arroz branco, macarrão branco, farofa, tapioca e cuscuz.

Uma dica importante é tentar evitar todo o tipo de produtos industrializados, uma vez que normalmente contêm uma elevada concentração de carboidratos, dando preferência para produtos naturais e vegetais frescos.

Alimentos permitidos com moderação:

Estes alimentos podem ser consumidos de 1 a 2 vezes por dia, equilibrando com o consumo de proteínas e gorduras boas:

Pão integral; Grãos: arroz integral, macarrão integral, milho, feijão, lentilha, grão-de-bico; Leite e iogurte; Tubérculos: batata, batata doce, inhame, aipim e macaxeira.

 Em geral, pessoas que praticam atividade física regularmente costumam tolerar maiores quantidade de carboidrato na dieta, sem ganhar peso com tanta facilidade.

Benefícios da Dieta Low Carb:

Seguir uma dieta low carb trás benefícios para a saúde como:

Dar mais saciedade, pois o aumento no consumo de proteínas e gorduras afasta a fome por mais tempo;

Baixar os níveis de colesterol e triglicerídeos;

Aumentar o colesterol bom;

Ajudar a controlar a diabetes;

Melhorar o funcionamento do intestino, por conter mais alimentos integrais;

A quantidade de carboidratos na dieta low carb varia de acordo com a necessidade do indivíduo e com o nível de atividade física praticado, mas os carboidratos devem constituir menos de 40% das calorias da dieta.

Em geral, quanto menos carboidrato na dieta, maior é o estímulo para a perda de peso, mas é recomendado que a redução dos carboidratos seja feita com o acompanhamento de um nutricionista, pois ela pode causar problemas como alterações de humor, queda na imunidade e dores de cabeça.

Cardápio da dieta Low Carb

A seguir, um exemplo de 3 dias da dieta Low Carb:

Refeição:

1)Café da Manhã :2 ovos mexidos com queijo + 1 colher de chá de gergelim + café sem açúcar OU 1 xícara de café sem açúcar + 2 ovos mexidos com tomate e manjericão OU chá sem açúcar + 1 fatia de pão low carb com queijo e um fio de azeite

2)Lanche da Manhã: 1 maçã + 7 castanhas-de-caju OU 1 copo de suco verde com couve, abacaxi, limão e 1 colher de chia OU 1 banana amassada + 1 colher de sopa de pasta de amendoim

3)Almoço/Jantar: espaguete de abobrinha + 120g de carne + salada verde crua com azeite OU filé de salmão + legumes refogados com azeite OU purê de abóbora + 130g de lombo suíno + couve refogada com azeite

4)Lanche da Tarde: café sem açúcar + omelete de legumes feito com 2 ovos OU chá sem açúcar + 1 fatia de pão low carb com pasta de amendoim OU vitamina de abacate com chia e leite vegetal

Para acompanhar a dieta Low carb deve beber de 2 a 3 Litros de água por dia, já que esta é uma dieta rica em fibras. Além disso, também é importante incluir na alimentação diária as gorduras boas, aumentando o consumo de azeite, castanhas, amendoim, abacate, coco e peixes. Veja exemplos de café da manhã low carb para incluir na dieta


 

Cardápio de baixo Índice Glicêmico:

Exemplo de cardápio de 3 dias de baixo índice glicêmico:

Café da Manhã: Iogurte natural com cerais tipo All Bran OU 1 copo de café com leite sem açúcar + 1 fatia de pão integral com ovo OU Café sem açúcar + omelete de 2 ovos com queijo

Lanche da Manhã: 2 kiwis + 5 castanhas de caju OU 1 copo de suco verde com maçã, couve manteiga, limão e linhaça OU 1 pera + 4 biscoitos integrais

Almoço/Jantar: 3 colheres de sopa de arroz integral + 2 col de feijão + 1 filé de frango + salada verde OU Escondidinho de macaxeira com carne moída + salada + 1 laranja OU Macarronada integral de atum com legumes e molho de tomate + 1 rodela de abacaxi

Lanche da tarde: Sanduíche de pão integral com queijo + 1 copo de chá OU 1 iogurte com chia + 3 torradas integrais OU Vitamina de mamão com 1 colher de linhaça.


 

Receitas LOW CARB:

  1. Receita Low Carb de Macarrão de Abobrinha:

Ingredientes:

• 1 abobrinha pequena cortada em tiras fininhas

• 1 colher de chá de óleo de coco ou azeite

• Sal marinho e pimenta do reino moída, a gosto

 

Modo de preparo:

Fatiar a abobrinha no seu comprimento no formato de macarrão tipo espaguete. Também existem fatiadores especiais que cortam o legumes na forma de espaguete. Em uma frigideira, aquecer o óleo de coco ou o azeite e coloque as tiras de abobrinha. Refogar por cerca de 5 minutos ou até a abobrinha começar a amolecer. Temperar com sal, alho e pimenta do reino. Desligar o fogo e acrescente a carne desejada e molho de tomate ou pesto.


 

  1. Pão com queijo low carb:

Existem diversas receitas de pães low carb para substituir o tradicional pãozinho pela manhã. Esta receita é fácil e pode ser feita apenas utilizando o micro-ondas.

Ingredientes:

2 colheres de sopa de requeijão

1 ovo

1 colher de chá de fermento

sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes com um garfo e colocar em um pote de vidro pequeno para dar o formato no pão. Levar ao micro-ondas por 3 minutos, retirar e desenformar. Cortar a massa ao meio e rechear com queijo, frango, carne ou patê de atum ou salmão. Acompanhar com café preto, café com creme de leite ou chá.


 

  1. Iogurte Natural com Granola Low Carb:

O iogurte natural pode ser encontrado em supermercados ou feitos em casa, e a granola low carb pode ser montada da seguinte maneira:

Ingredientes:

1/2 xícara de castanha-do-pará

1/2 xícara de castanha-de-caju

1/2 xícara de avelã

1/2 xícara de amendoim

1 colher de sopa de linhaça dourada

3 colheres de sopa de coco ralado

4 colheres de óleo de coco

adoçante a gosto, de preferência Xylitol ou Stévia (opcional)

Modo de preparo:

Processar as castanhas, avelãs, coco e amendoins no processador até ficarem no tamanho e textura desejados. Em um recipiente, juntar os alimentos triturados com a linhaça, o óleo de coco e o adoçante. Despejar a mistura em uma forma e levar ao forno baixo por cerca de 15 a 20 minutos. Usar a granola no café da manhã juntamente com um iogurte natural.

  1. Crepioca low carb:

A versão tradicional da crepioca é rica em carboidrato devido à presença da goma de tapioca ou polvilho, mas sua versão low carb utiliza farinha de linhaça como substituto.

 

Ingredientes:

2 ovos

1 colher de sopa de farinha de linhaça

queijo ralado a gosto

orégano e pitada de sal

 

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes em uma tigela pequena, batendo bem os ovos até ficar tudo uniforma. Despejar em uma frigideira untada com azeite ou manteiga e dourar dos dois lados. Se desejar, adicione recheios com queijo, frango, carnes ou peixes e vegetais.


 

  1. Pão rápido de abóbora:

O pão de abóbora pode ser feito tanto voltado para a versão salgada quanto para a versão doce, combinando com todos os tipos de recheio e desejos.

Ingredientes:

50 g de abóbora cozida

1 ovo

1 colher de sopa de farinha de linhaça

1 pitada de fermento em pó

1 pitada de sal

1 colher de café de xylitol ou 3 gotas de Stevia (opcional)

Modo de preparo:

Amassar a abóbora com um garfo, adicionar os outros ingredientes e misturar tudo. Untar uma xícara com azeite ou manteiga e despejar a massa, levando para o micro-ondas por 2 minutos. Rechear a gosto.

 

*BUSQUE OUTRAS RECEITAS : VER SITE /BLOG DO DR SOUTO CIÊNCIA LOW CARB : WWW.LOWCARB-PALEO.COM.BR : PEGAR DICAS E RECEITAS

OBS: SÓ NÃO LIBERO O CONSUMO EXAGERADO DE BACON

 

Fonte:
Categoria: Endocrinologia