ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO E
ARMAZENAMENTO DA INSULINA
1) Verifique se a seringa é a correta, pois há seringas graduadas de 1 em 1 unidade e outras de 2 em 2 unidades. Existem canetas para a aplicação de insulina como opção para a seringa.
2) Para a aplicação com frasco e seringa, agite suavemente o frasco de insulina. Desinfete a tampa de borracha do frasco com álcool.
Introduza a agulha com o frasco de insulina de cabeça para baixo e retire a dose prescrita pelo seu médico.
3) Escolha um local para aplicação: no abdome (ao redor do umbigo, sobretudo nas laterais, porque na região superior e inferior dói mais), na região lateral ou posterior dos braços, nas nádegas ou na face anterior ou lateral das coxas. Você pode escolher uma dessas regiões de aplicação e fazer o rodízio em pontos diferentes desta mesma região ou você pode fazer um rodízio entre os locais de aplicação. Limpe o local escolhido com algodão e álcool.
4) Com uma das mãos, pressione uma camada de pele e gordura. Pegue a seringa com a outra mão e segure como se fosse uma caneta. Penetre inteiramente a agulha com um movimento rápido e firme, em sentido reto, formando um ângulo de 90° com a pele. Em crianças e pessoas magras, introduza a agulha a 45° na pele. Injete a insulina, empurrando o êmbolo até o fundo da seringa.
5) Retire a agulha e mantenha um algodão com álcool sobre o local, sem esfregar a área.
6) Se você usa dois tipos de insulina, por exemplo a Insulina R (Regular) e a Insulina N (NPH), aspire primeiro a Insulina Regular, que tem a cor transparente, depois aspire a insulina NPH, que tem a cor turva e, sem balançar a seringa, aplique as duas insulinas juntas.
7) Para a aplicação com caneta, siga as instruções do fabricante.
8) Não congele a insulina, nem a exponha ao sol ou ao calor excessivo (como o porta-luvas do carro, em cima de aparelhos elétricos ou fogão). Você pode armazená-la na parte de baixo da geladeira ou deixá-la por 30 a 45 dias à temperatura ambiente, como em cima de uma cômoda ou criado, aonde não bata sol. Os frascos e refis novos devem ser guardados na geladeira até o início do uso. A caneta de insulina em uso não necessita ficar na geladeira, mas guardada em ambiente fresco.
9) Para transportar a insulina, coloque-a em uma bolsa térmica, mas sem contato direto com o gelo. Em viagens, não coloque a insulina na mala e, sim, na bagagem de mão. Transporte-a com cuidado.
10) Não use a insulina com a data de validade vencida ou se observar mudanças na cor (amarelo escuro), granulações ou homogenização incorreta do líquido. Não agite violentamente a insulina.
Dra. Patrícia Gonçalves Godinho Fróes
CRM 35375